Dave Portnoy está em água quente para bombear Bitcoin? Improvável, dizem os advogados

7. September 2020 Aus Von admin

O presidente da Barstool Sports falou sobre seu investimento de 1 milhão de dólares em Bitcoin, e depois se desvaneceu abruptamente. Então, o que aconteceu?

Em resumo:Day trader David Portnoy entrou em grande na Bitcoin e depois vendeu.
Alguns questionam se ele falou um pouco demais sobre criptografia.
O CFTC alertou os investidores sobre bombas e lixeiras em criptografia.

Barstool Sports‘ David Portnoy comprou mais de $1 milhão de dólares de Bitcoin – ou assim ele alegou – no início deste mês. Menos de duas semanas depois, o presidente do império da mídia de repente anunciou que havia vendido tudo.

„Eu atualmente possuo zero bitcoins“, disse ele a suas legiões de seguidores do Twitter na sexta-feira. „Estou fora da criptografia porque as moedas nem sempre sobem“.

Portnoy se estabeleceu como um animador de fraternidade com 1,7 milhões de seguidores somente no Twitter. Portanto, é difícil saber exatamente o que estava acontecendo nos bastidores. Será que ele saiu do mercado porque seu patrocínio do site com o BlockFi aparentemente terminou ontem? Ou suas observações fizeram com que o BlockFi o largasse?

Independentemente disso, sua súbita cara de repente levantou algumas questões. Será que Portnoy, que se envolveu no negócio arriscado do comércio diário de ações quando a pandemia da COVID impôs uma pausa nos esportes profissionais, cruzou uma linha falando sobre Bitcoin e depois despejando-a?

A queixa de Portnoy

Durante seu curto caso de amor com cripto – que começou quando ele hospedou os fundadores do Gemini Crypto Exchange Cameron e Tyler Winklevoss em sua casa de verão em Nantucket-Portnoy gabou-se de „bombear e despejar“ Bitcoin junto com outras criptos, tais como chainlink (LINK) e orquídea (OXT), nas quais ele também investiu supostamente.

Bitcoin, que era de US$ 11.755 em 13 de agosto, subiu mais de 7% depois que Portnoy fez saber ao mundo que ele havia saltado para o mercado de todo o coração. LINK, no entanto, despejou 30% desde que Portnoy sinalizou sua confiança na moeda. OXT também caiu no preço.

„O que eu gosto em bombas e lixeiras em criptografia é que é encorajado“, disse ele em seu fluxo Davey Day Trader em 17 de agosto. „Em criptologia, você pode bombear e despejar o dia inteiro“.

No dia seguinte a Portnoy fez esse comentário, Jake Chervinsky, advogado e conselheiro geral da empresa financeira descentralizada Compound, tweeted um lembrete de que manipular mercados criptográficos é um grande não-não.

„Eu não sei quem precisa ouvir isso, mas bombear e despejar são ilegais em criptografia como em qualquer outro mercado e se você admitir fazê-los intencionalmente em uma transmissão ao vivo gravada, então você pode esperar ver o vídeo reproduzido para você como Exibição A por @CFTC & @TheJusticeDept“, disse ele.

De fato, a Commodity Future and Trading Commission advertiu anteriormente o público sobre os esquemas de criptografia, que define como „esforços coordenados para criar uma demanda falsa (a bomba) e depois vender rapidamente (a lixeira) para lucrar, aproveitando-se dos comerciantes que não têm conhecimento do esquema“.

A contenção de Portnoy

Chervinsky disse hoje à Decrypt que, embora o cripto tenha ganho a reputação de ser o Oeste Selvagem, ele quer que as pessoas estejam cientes de que as mesmas leis se aplicam ao Bitcoin como outras commodities, tais como ações, que são negociadas em bolsas regulamentadas. (Gemini é uma bolsa regulamentada, mas muitas das bolsas onde a bitcoin é negociada não são).

„Eu vi um clipe de Dave dizendo que bombas e lixeiras são encorajadas em criptografia, e embora eu tenha certeza que ele estava brincando, eu não quero que seu público fique com uma impressão falsa“, disse ele.

Dito isto, Chervinsky enfatizou que ele não viu nada que sugerisse que Portnoy estava envolvido em um esquema de bomba e despejo.

Na verdade, o próprio Portnoy admitiu ter sido pego com as calças para baixo: „Acho que o comprei às onze e cinco, subiu para doze e cinco, assim como sabíamos quando entrei. E depois virei a cabeça por um segundo e as pessoas estão vendendo. Mas não foi essa que me pegou, e essa foi de longe a maior parte do dinheiro. Eu estava provavelmente a 150[000] mais em Bitcoin em algum momento, mas o pessoal da LINK, o pessoal da ORCHARD, me matou“.

Preston Byrne, sócio do escritório de advocacia norte-americano Anderson Kill, disse a Decrypt que não há informações suficientes disponíveis sobre as atividades comerciais criptográficas de Portnoy para determinar se alguma atividade ilegal realmente ocorreu.

Não basta mencionar que você detém uma posição em uma moeda ou segurança, disse ele. „É preciso que haja alguma conduta desonesta ou falsas representações para que a atividade comercial se eleve ao nível de fraude“.

Dito isto, Byrne acrescentou que gravar um vídeo de si mesmo afirmando que você está pensando em negociar criptografia e depois mencionar esquemas de bomba e descarga no próximo suspiro é uma „coisa profundamente estúpida de se fazer mas, por si só, provavelmente não é criminosa“.

„Enganar os investidores para obter lucro é um assunto totalmente diferente“, disse ele. „mas, até onde posso dizer, ninguém está alegando que nada do que Portnoy disse é falso“.

Além disso, será que surpreenderia alguém se Portnoy, sendo Portnoy, ressurgisse hoje em alta no Bitcoin?